A construção off-site veio para tornar o canteiro de obras o mais parecido possível com uma “linha de montagem”. Entre os objetivos do método, estão a redução do desperdício de materiais e melhor utilização dos recursos.
O que significa construção off-site?
Nos modelos de construção tradicionais, todo o material necessário é entregue no local da obra para que se produza. Isso porque, executa-se grande parte das atividades ali, no próprio canteiro de obra.
Contudo, na construção off-site, realiza-se a maioria das tarefas fora do canteiro de obra.
Nesse método construtivo, se produz a maior parte da estrutura (ou toda ela) de modo industrializado, ou seja, e em outro local.
Após isso, transporta-se as peças e apenas o processo de montagem é in loco. Isso garante uma forte economia de recursos, principalmente aqueles ligados à economia de material e à melhor utilização da mão de obra contratada.
Como a construção off-site acelera a obra?
Uma das razões que contribui fortemente para a agilidade do método de construção off- site é o fato de se basear em processos industriais.
Assim, quando comparado aos métodos tradicionais, o off-site se mostra muito mais rápido e com um menor índice de perdas. Isso pois, neste processo, similar ao da indústria, as pessoas trabalham com moldes pré-estabelecidos que devem seguir durante toda a produção.
Outro ponto de grande relevância fica por conta do que ocorre fora das fábricas, ou seja, já no canteiro de obras.
Desse modo, após transportar as peças ao local de fixação, obrigatoriamente, equipes especializadas devem realizar a instalação. Assim, passa a se executar muito melhor parte do processo.
Exemplos de construção off-set
Para entender melhor como é possível aplicar a metodologia off-set na prática, vamos tomar uma “casa modular” como exemplo e compreender as diferenças:
Casa Modular – Fabricação Off-Site
Fabricação das Peças: As diferentes peças do projeto são fabricadas em uma indústria, antes do início da obra. Isso pode envolver o uso de técnicas como construção de painéis de parede, instalação de janelas, portas, fiação elétrica, encanamento e isolamento.
Transporte: As peças modulares são transportadas para o local de construção. Isso pode ser feito usando caminhões de transporte especializados.
Montagem: As peças são montadas no local de destino, envolvendo a colocação de fundações ou bases pré-fabricadas para dar suporte às peças modulares. Tal montagem otimiza o tempo da obra e já deixa-a pronta para os acabamentos.
Conexões e Acabamentos: As peças modulares são conectadas umas às outras, e as conexões elétricas, hidráulicas e estruturais são finalizadas. Os acabamentos finais, como pintura, revestimentos e instalação de acessórios, são realizados.